quarta-feira, 29 de junho de 2016

OS MEUS SONHOS SÃO MAIS BELOS QUE A CONVERSA ALHEIA

“Não faço visitas, nem ando em sociedade alguma - nem de salas,
nem de cafés.
Fazê-lo seria sacrificar a minha unidade interior, entregar-me a
conversas inúteis, furtar tempo senão aos meus raciocínios e aos
meus projetos, pelo menos aos meus sonhos, que sempre são mais
belos que a conversa alheia. 
Devo-me a humanidade futura.
Quanto me desperdiçar desperdiço do divino patrimônio possível
dos homens de amanhã; diminuo-lhes a felicidade que lhes posso
dar e diminuo-me a mim próprio, não só aos meus olhos reais, mas
aos olhos possíveis de Deus. 
Isto pode não ser assim, mas sinto que é meu dever crê-lo.” 

(Fernando Pessoa, 'Inéditos') 
[Poeta, Portugal, 13 Jun 1888 // 30 Nov 1935]

Nenhum comentário:

Postar um comentário