sábado, 11 de outubro de 2014

TODOS OS MINUTOS SÃO PRECIOSOS

“Às vezes, quando me encontro com velhos amigos, lembro-me
da rapidez com que o tempo passa.
E isso faz-me pensar se temos utilizado o nosso tempo de forma
adequada ou não. A utilização adequada do tempo é tão importante.
Enquanto tivermos este corpo e especialmente este cérebro humano
incrível, eu acho que cada minuto é algo precioso.
O nosso dia a dia é muito vivido à base de esperança, embora não
exista a garantia do nosso futuro. Não há garantia de que amanhã
a esta hora estejamos aqui. Mas estamos sempre na expectativa de
que isso aconteça, puramente na base da esperança.
Por isso, precisamos de fazer o melhor uso possível do nosso tempo.
Acredito que a utilização adequada do tempo é a seguinte: se você
puder, esteja disponível para as outras pessoas, ou para outros seres
sensíveis. Se não, pelo menos, abster-se de os prejudicar.
Eu acho que esta é toda a base da minha filosofia. 

Concluindo, precisamos de refletir no que é realmente de valor na
vida, o que dá sentido às nossas vidas, e definir as nossas prioridades
com base nisso.
O propósito da nossa vida precisa de ser positivo. Nós não nascemos
com o propósito de causar problemas, prejudicando outros.
Para que a nossa vida seja de valor, acho que devemos desenvolver
boas qualidades humanas básicas - o calor, a bondade, a compaixão.
Então, a nossa vida torna-se significativa e mais pacífica, mais feliz. 

(Dalai Lama, in 'The Art of Happiness')

Nenhum comentário:

Postar um comentário