sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

A VELHICE

"Sempre não tive a ideia fixa de que a velhice me traria muito?
Em meus jovens anos escrevi em algum lugar: primeiro nós
vivemos nossa juventude, em seguida nossa juventude vive
em nós.
Não sei bem, ainda hoje, o que eu queria dizer com isso outrora.
Mas eu tinha realmente medo de não atingir a idade de viver
esta experiência; eu o sabia profundamente, uma longa vida,
com todas as suas dores, vale ser vivida.
Claro, o valor da vida pode nos ficar escondido pelos desgastes
sofridos pela nossa carne, nosso espírito (...) do mesmo modo
que a juventude mais empreendedora pode se ver entravada
em sua felicidade e em seu sucesso, por um fatal concurso
de circunstâncias; mas, por além das perdas, a velhice adquire
muito mais que a famosa aptidão à serenidade e à lucidez:
ela permite que se chegue a uma plenitude mais acabada."

(Lou Andreas-Salomé)

Nenhum comentário:

Postar um comentário